PALESTRANTES
Presença confirmada de renomados pesquisadores da área de Oncobiologia.
DR. ALVARO MONTEIRO
H. Lee Moffitt Cancer Center & Research Institute, EUA
"The BRCT domain: a modular platform for signal transduction in the DNA damage response"
Alvaro Monteiro é um pesquisador brasileiro radicado nos EUA, desde a segunda metade dos anos 1990. Foi um dos pioneiros no estudo e descrição do primeiro gene de suscetibilidade ao câncer de mama, BRCA1. Seu grupo foi precursor no uso de ensaios funcionais para analisar mutações no domínio BRCT de BRCA1, evoluindo para o desenvolvimento de modelos computacionais para prever o impacto dessas mutações – posteriormente, essa abordagem foi expandida para outros genes/proteínas relacionados à predisposição ao câncer. Atualmente é pesquisador sênior no H. Lee Moffitt Cancer Center & Research Institute (Tampa, Flórida). O foco do seu grupo de pesquisa é a integração de dados epidemiológicos, genômicos e proteômicos para o entendimento do papel de variações genéticas na predisposição, desenvolvimento e tratamento do câncer. Três genes diretamente associados à predisposição do câncer de mama (entre outras formas) são objeto dessas abordagens: BRCA1, BRCA2 e PALB2.
DRA. DANIELA CEREZO-WALLIS
Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas, Espanha & Yale University, EUA
“Understanding innate immune cells in cancer: from their development to their implication in clinical responses”
Daniela Cerezo-Wallis é pesquisadora do Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas (CNIO), na Espanha. Desenvolve pesquisas envolvendo o câncer e o sistema imunológico. É autora de um artigo publicado na revista Nature Medicine, em 2020, que descreve como o melanoma 'engana' os mecanismos de defesa do organismo e aumenta a resistência à imunoterapia. O seu objetivo de pesquisa é identificar novos alvos terapêuticos para tratar o câncer, especialmente para os tipos de câncer ricos em neutrófilos que não respondem às imunoterapias atuais.
DRA. KANDICE TANNER
Center for Cancer Research, NIH, EUA
“Microenvironment regulation of metastasis”
Kandice Tanner é pesquisadora sênior do Laboratório de Biologia Celular do Center for Cancer Research (CCR), National Institutes of Health (NIH), EUA. Sua linha de pesquisa tem como principal foco entender como as características físicas do microambiente tecidual determinam o tropismo das células metastáticas para um órgão específico. Para isso, seu grupo utiliza culturas celulares em ambiente 3D e ensaios in vivo com Zebrafish. Um de seus objetivos é tornar possível redirecionar células tumorais circulantes em pacientes para que novos tumores, se surgirem, ocorram mais provavelmente em locais onde serão menos prejudiciais ou mais fáceis serem tratados.
DRA. KELLY MAGALHÃES
Universidade de Brasília, Brasil
"Entendendo os mecanismos de agravamento ou atenuação do câncer pelos tecidos adiposos"
Kelly Magalhães é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI). Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e imunológica em doenças infecciosas, nutrição, obesidade e câncer. É membro da American Association for Cancer Research (AACR) e The Obesity Society (TOS).
DRA. LAURENCE PANICOT-DUBOIS
Aix-Marseille Université, França
“Platelet-educated cancer cells and tumor-educated platelets: an egg-and-chicken debate”
Laurence Panicot-Dubois é pesquisadora da Universidade de Aix-Marseille, na França. Co-lidera um grupo de pesquisa que está interessado em desvendar os mecanismos moleculares e celulares envolvidos na trombose e na trombose associada ao câncer. É membro do conselho editorial da revista Journal of Clinical Medicine e co-presidente do comitê científico e de padronização de “Hemostasia e malignidade” da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH).
DR. MARTIN GÖTTE
Hospital Universitário Münster, Alemanha
"Syndecans as pathogenesis factors and therapeutic targets in breast cancer”
Martin Götte é professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Münster, na Alemanha. É um renomado cientista da área de glicobiologia do câncer e sua pesquisa busca elucidar os mecanismos moleculares do câncer de mama e da endometriose, com foco na matriz extracelular, proteoglicanos, células-tronco e microRNA. Seu objetivo é adotar uma abordagem translacional, fornecendo a base para o desenvolvimento de novas terapias e ferramentas de diagnóstico não invasivas.
DR. THALES PAPAGIANNAKOPOULOS
Universidade de Nova York , EUA
“Uncovering Vulnerabilities in Genetic Subtypes of Lung Adenocarcinoma”